26.6.17



Um site médico de qualidade pode ser determinante para o seu consultório conquistar sucesso e relevância. Quando foi a última vez que você olhou para as suas páginas na internet em busca de possíveis caminhos para melhorias em seu negócio?​





Para garantir bons resultados, existem algumas boas práticas na rede consideradas essenciais para quem deseja ter contato com um público maior e melhorar a experiência dos pacientes já existentes. São mudanças que vão desde adaptações de layout até a introdução de funcionalidades inéditas nas páginas.


Veja abaixo 5 boas práticas para um site médico de sucesso:
1. Facilidade de navegação


Se o objetivo do seu site médico é proporcionar serviços de qualidade aos seus pacientes, ele precisa ser plenamente adaptado para receber todo tipo de público. É fundamental ter informações claras e precisas. No momento da criação do site, pense nas necessidades do público: o que ele irá procurar no site? Qual a melhor forma de expor essa informação? A página está confusa ou está intuitiva? O layout é atrativo para um visitante?
Evite inserir muitos elementos visuais nas suas páginas, algo que torna a navegação mais difícil. Seja direto, levando destaque às informações mais importantes e eliminando possíveis barreiras que possam dificultar o acesso, por exemplo, dar muitos cliques para chegar a uma informação importante ou ter muitos conteúdos em uma mesma página, o que dificulta a visualização.


2. Destaque aos serviços
Pode parecer óbvio, mas não custa reforçar: um site médico precisa reunir todas as informações mais importantes referentes aos serviços prestados por aquele consultório. Isso se trata de uma excelente maneira de divulgá-los para a vasta audiência da internet, sendo possível conquistar a atenção de gente inédita por meio de sites de buscas como o Google.
Crie um site que passe confiança aos visitantes, mostrando que ele pode encontrar ali tudo o que precisa. É muito decepcionante não ter na página a resposta para suas dúvidas, não é mesmo?


3. Funcionalidades extras
Ter um site médico possibilita oferecer novas funcionalidades aos seus pacientes. Um recurso bastante positivo pode ser um chat para que os pacientes se comuniquem com a recepcionista, permitindo que tirem dúvidas e marquem consultas online.


4. Foco no mobile
Você sabia que os dispositivos móveis já são responsáveis pela maioria dos acessos à internet no Brasil? Por conta disso, não faz sentido publicar um site médico que só funcione corretamente quando é acessado pelo computador.
Para oferecer bons serviços a um público maior, você precisa se certificar de que o layout das suas páginas abra adequadamente em múltiplos formatos de tela. Além disso, evite deixar o seu site sobrecarregado de recursos, já que isso é bastante prejudicial aos planos de dados móveis, pois acaba ficando muito lento para carregar o conteúdo e afetando a navegabilidade.
Para que o site da clínica seja visualizado, é importante que ele seja mobile friendly, o que significa ser compatível com celulares e tablets.


5. Conteúdo de qualidade
Um site médico possui o benefício de incitar a curiosidade das pessoas para saber mais a respeito de diversos assuntos. Para incentivar o engajamento do seu público e fazê-lo navegar por mais páginas, é imprescindível que você conte com um bom conteúdo para ser lido e compartilhado. Leve em consideração quais são as dúvidas mais comuns dos pacientes e inclua informações detalhadas e interessantes.
Um consultório médico pode oferecer um serviço de mais qualidade ao melhorar o seu próprio site. Ao torná-lo melhor de navegar, trazer funcionalidades novas e facilitar o acesso a informações, você aumenta o potencial de sucesso da clínica porque consegue atingir mais pessoas.
Quando for definir o conteúdo do site, confira as determinações do CFM para o marketing médico.


Analise o seu site médico atenciosamente em busca de possíveis problemas que possam comprometer a performance do consultório e faça as mudanças necessárias. Também sempre pense em melhorias que podem potencializar a eficiência da página. Lembre-se: inovação é fundamental para um negócio de sucesso!